segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mudar o mundo

Uma das frases musicadas que mais me marcou em tempos colegiais veio de Gabriel, o Pensador, e diz assim:


" A gente muda o mundo na mudança da mente"

Acredito completamente na força e necessidade dessa colocação, e vivo nas minhas inquietudes diferentes vidas imaginárias, nas quais sou jornalista, advogada, sou política e publicitária, assumo várias caras e formas pra tentar "resolver", ao menos em minha mente ingênua regada à boa vontade, parte das injustiças e entraves dos cenários deficientes que assimilo ao longo da minha humilde experiência de mundo.

No que eu me propuser a trabalhar, hei sim de colocar o meu suor e ousadia, buscar idéias, questionar, quebrar a cabeça - ou seria a cara?! Há um universo complexo se (re)formando à minha volta e em mim, e sinto uma ganância: a troca, aplicação e ampliação de conhecimento..devolver à sociedade o que ela me proporcionou em estudos; buscar amenizar hoje as falhas que terão proporções colossais no futuro; ou, simplesmente, saciar minha sede de resolução de problemas, dos mais úteis aos mais dispensáveis.

Escuto, então, outro tipo de comentário que tende a desanimar: "Ah, essa daí ainda está na fase de querer mudar o mundo; ainda tem muito o que aprender na vida" Ora, quer dizer que quando se "amadurece" obrigatoriamente significa não manter mais essa postura de mudança?

É fato que a vida nos dá rasteiras que, com o passar dos anos, nos fazem perder o estímulo para continuar lutando. É também evidente nos imaginar, em muitos casos, como na história do passarinho que, só com a água do seu bico, tenta (em vão) apagar sozinho o fogo da floresta. Respeito os que por desventura tenham perdido esse espírito revolucionário por decorrência das respostas negativas que obtiveram, mas critico abertamente os que consideram querer MUDAR O MUNDO um sinônimo de ingenuidade.

Pode que a pouca experiência seja fator de peso quanto a idealizar situações que tão cedo não seriam resolvidas, mas acreditar que NADA É IMPOSSÍVEL é a base para a MUDANÇA DA MENTE proposta pelo artista, seja qual for o âmbito no qual ocorra.

E hoje o que mais quero é me policiar para não me deixar abalar ao longo da minha trajetória daqui por diante, pois todos estamos fadados a problemas, mas só os que conseguem fazer dos obstáculos degraus para subir mais alto é que poderão fazer com que as coisas sejam, ao menos, diferentes no amanhã.

Um comentário:

  1. Corretíssimo Fernanda... "só os que conseguem fazer dos obstáculos degraus para subir mais alto é que poderão fazer com que as coisas sejam, ao menos, diferentes no amanhã."
    Estar maduro não significa que vc deixa de acreditar em ideais,mas muitos,aprenderam a cruzar os braços,a se desvencilharem dos problemas ignorando-os,aprenderam a ser comodos,afinal estão com suas pensões garantidas e os jovens que se danem.Que pena!!!!Com nossas vivências ajustadas às energias dos jovens,poderíamos ir longe.Mas, as batatinhas em frente a tv durante as novelas,são praticamente insubstituíveis e que o mundo caia lá fora.Que vc continue com seus ideais....eu ainda luto pelos meus.Abraços e ótima semana para vc.

    ResponderExcluir