domingo, 17 de outubro de 2010

Passar dos anos

Escutei uma frase interessante, cuja autoria desconheço:

Por quê será que os anos passam tão rápido, e as semanas tão devagar?

Por um momento cheguei a me identificar completamente com esta frase...talvez por ainda ter em mim resquícios  das vezes em que torcia para o tempo passar, ou para que acontecesse algum imprevisto que me fizesse adiar os compromissos (leia-se, sacrifícios) que pelo senso de obrigação não me deixavam escapar.

Mas hoje vejo as coisas diferentes. Na verdade, penso que até mesmo as semanas passam voando, e cada vez mais. Quando me diziam que depois dos 15 os anos passam sem notarmos, não duvidava, porém não podia ainda ter noção dessa velocidade relativa.

Não acho que venho aproveitando mal a minha vida. É fato que o amanhã sempre verá que o ontem poderia ter feito escolhas mais maduras para chegar no hoje, mas isso faz parte do aprendizado e crescimento pessoal. Mas o que sinto, na verdade, é que venho colhendo os frutos do caminho que resolvi seguir.

Nem santa, nem depravada; nem nerd, nem vagabunda, nem oito, nem oitenta; me considero totalmente básica, sem maiores extremos, até para me vestir. O fato é que, pela educação que me foi dada, me senti obrigada a correr atrás de oportunidades, e meu senso de responsabilidade sempre foi uma das qualidades que consigo ver em mim.

Não me dedico em meus estudos e atividades extra diversas com o objetivo de ser uma profissional  renomada ou receber um nobel. Nesse sentido, nunca me vi tão ambiciosa. Sempre preferi projetar uma praça simples e pequena, usada por todos da vizinhança, do que assinar um projeto milionário que sairá na Vitruvius, AU e demais revistas da área.

Mesmo assim, vejo a necessidade de uma dedicação mínima para atrair oportunidades, ou mesmo, para quando elas aparecerem por conta própria, eu estar preparada. E assim vejo o quanto deixei de sair com alguns amigos ou ir à praia com a família em alguns domingos, ou mesmo, quantos feriados eu deixei de viajar e conhecer novos lugares e pessoas.

Tentando rever minha postura, comecei a tentar encontrar uma mágica para transformar as horas do meu dia. Eu, que antes dormia o máximo que podia, hibernava, segundo meus primos, agora durmo só o suficiente para não dever ao corpo descanso. Passei a tentar me organizar para caber tudo, fazendo atividades variadas (nunca gostei de fazer uma só coisa), tentando me dedicar à família, separando um tempo para exames médicos anuais, dançar raramente, algumas viagens e manter as boas amizades.

Mas com isso a rotina passa a ser corrida. Hoje acho estranho simplesmente me deixar cair no sofá para fazer...nada. Até o ócio para mim passou a ter necessidade de algo produtivo, como ler um livro ou ver um filme que aborte temas interessantes. O TEMPO virou não propriamente um inimigo, mas um obstáculo a ser vencido dia-a-dia para que nele coubesse todas as minhas pequenas aspirações.

Assim o carrossel da minha vida passou a girar na velocidade de uma montanha-russa..e a cada primavera busco rever como tenho feito uso dele..pois sei que o resultado do que o passar dos anos me causa será consequência direta das escolhas e prioridades que busco na minha vida.

2 comentários:

  1. Qdo se tem 10 anos o tempo pode ser é brincadeira...
    Qdo se tem 20 anos, o tempo pode ser é novidade...
    Qdo se tem 30 anos, o tempo pode ser é amigo...
    Qdo se tem 40 anos, o tempo pode ser renovação...
    Qdo se tem 50, o tempo é pode ser precioso...
    Qdo se tem 60, o tempo pode ser um passeio...
    E com 70, 80, 90............................ o tempo são créditos/débitos... flores, dores; presenças, ausências; chegadas, partidas... composição de cada história...

    ResponderExcluir
  2. Tem um prêmio para vc lá no meu Blog .. bjks!

    ResponderExcluir